13 de maio 1888 abolição e liberdade: Non Sens!
Exposição "As Aguas da Memória" que retraça a Rota do Escravo-
projeto parceiro da Unesco
direção : Inêz OLudé
13 de maio Abolição ou abominação?
Nas imagens que representam a abolição se pode observar a insistência da imagem fabricada pela colonização, usadas sistematicamente até nossos dias, para manter os povos dobrados:
o negro de joelho, nu, agradecendo ao "branco" pela liberdade. A imagem do branco "bom",bem vestido, de pé, dando magnanimamente a liberdade ao negro. Liberdade que eles mesmos tiraram.
Que idéia de liberdade é esta que põe outros povos de joelhos?
Inêz Oludé
Tél: 32 (0) 478 23 68 06
E-mails: inezolude@yahoo.fr
Blogs:http://bienalbrasilbruxelaseventos.blogspot.com

Comentários